16.9.09

Pequenas estórias deste nosso grande mundo

Samoa passou a guiar ao contrário

Nação do Pacífico tornou-se a primeira em décadas a mudar o sentido do tráfego rodoviário. Ao longo da história, muitos países tomaram decisões do género, mas normalmente de sinal contrário. Em Portugal, só se circula pela direita desde 1928.
(...) Por que razão se circula pela esquerda ou pela direita? Há algum motivo para a Grã-Bretanha e as suas antigas possessões se comportarem na estrada ao contrário do resto do planeta? Bom, há. Nem era preciso que houvesse, porque os britânicos sempre se mostraram muito protectores das suas idiossincrasias - medem em milhas e polegadas, pesam em libras, até bebem cerveja quente... Mas há. E, na verdade, tudo começou pela esquerda.
Na Idade Média, os cavaleiros circulavam pela esquerda dos caminhos porque isso lhes permitia proteger-se com o escudo (colocado no braço esquerdo) de alguma emboscada vinda dos bosques e, além disso, mantinha a mão direita solta para cumprimentar quem se cruzasse com ele na estrada (ou empunhar a espada, caso fosse necessário). Também é mais fácil montar a cavalo a partir da esquerda do animal, usando o braço mais forte (o direito) para nos erguermos. No Japão, um dos poucos países que conduzem pela direita sem ser pela herança britânica, o cenário era semelhante: os samurais davam a sua direita no caminho para que as suas espadas, penduradas à esquerda na
cintura, não andassem a ensarilhar-se nas dos outros passantes.

LRO