28.7.09

Do atum











Tenho registado com agrado a relevância que o atum tem vindo paulatinamente a ganhar na geografia gastronómica portuguesa. Hoje, quando calcorreava as ruas, os meus olhos poisaram na publicidade dessa marca que merece todos os nossos hossanas e descobri um novo produto: hamburgers de atum! Claro que o cidadão comum e os cronistas deste país não compreenderão o alcance deste novo produto ocupados que estão com a Joana e com o Alberto. Se a primeira ainda tem atributos que mereçam a nossa atenção de tempos a tempos, o segundo não tem fisico nem novidade que a justifique. Por isso, tomo em ombros a missão de clarificar a nova ordem económica anunciada: depois de ter tomado de assalto as vendas na Casa das Sandes e estabelecimentos similares sob a forma simplificada ou em pasta (variante com maionese), o atum prepara agora o assalto ao mercado dos hamburgers. É o império da MacDonalds e Burguer King ameaçado de colapso. E com ele todas as forças maléficas do mundo.
Não percebo como é que The Economist não faz já um número especial sobre esta temática.

Claro que há sempre a hipótese dos hamburgers de atum já andarem pelo mercado há um par de anos mas, sendo eu uma personalidade conceituada na análise e degustação de atum, parece-me complicado ter-me passado ao lado tão importante produto. Se tal aconteceu tragam-me já aqui os culpados de tal privação.

LRO