Só para avisar, a quem de direito, que uma das medidas preconizadas no plano de reordenamento do tráfego da Baixa de Lisboa que prevê o desvio do trânsito paralelo ao rio para a Rua do Arsenal - não vai resultar.
Não sei os senhores encarregues do Plano se deram ao trabalho de olhar para as vias em questão, mas possivelmente não tiveram tempo, por isso, faço um boneco rápido da situação: de um lado temos a Av. Ribeira das Naus junto ao rio com duas e às vezes três faixas de rodagem em cada sentido; do outro lado temos uma via magrinha com apenas uma faixa de rodagem em cada sentido com passeios de metro e meio onde repousam várias bancas de bacalhau e fruta - afloramentos do famoso comércio tradicional; no meio temos uma série de pessoas - ainda grande, tipo na ordem dos milhares - que usa veículo próprio para cruzar Lisboa utilizando frequentemente a mencionada Av. Ribeira das Naus.
Pois bem, com estes dados os senhores do Plano - que convém recordar tem como principal objectivo retirar parte do trânsito da Baixa - decidiram fazer o quê? Mudar o grosso do fluxo de trânsito 30 metros para o interior da Baixa fazendo-o passar pela Rua do Arsenal que claramente não tem capacidade para escoar os milhares de carros que cruzam actualmente Lisboa pela marginal. Eu sei que os senhores querem acreditar muito que sim, que sim. Que o trânsito vai diminuir por artes mágicas e que o Terreiro do Paço abandonado pelos veículos vai transformar-se num território pujante de encontro e construção da identidade social lisboeta. Querem muito acreditar mas normalmente a realidade não costuma alinhar nestas profissões de fé.
Eu avisei. Agora é com vocês senhores do Plano.
LRO