22.10.08

De Radiohead a Ana Malhoa

Música. Balanço de uma operação pioneira
Os Radiohead ganharam mais dinheiro só com a distribuição digital do álbum In Rainbows, do que com as vendas físicas do anterior Hail To The Thief. O balanço foi agora apresentado pela banda que contabilizou três milhões de exemplares vendidos até à data, entre downloads no site oficial, cópias em CD, uma caixa de luxo com dois discos em vinil (que terá vendido cerca de cem mil cópias) e vendas através de lojas digitais, como o iTunes.

in Diário de Noticias

Os Radiohead arriscaram e ganharam. No entanto, parece evidente que este tipo de operações - faça o download e deixe ao artista o que quiser - não surtirá o mesmo efeito se efectuado por bandas menos mediáticas e com um lastro de fãs mais diminuto. Portanto, utilizando esta pequena tribuna, gostaria de alertar as Mónicas Sintras e as Anas Malhoas deste mundo para não se armarem em vedetas e escancararem as suas valiosas criações artísticas à ética dos seus públicos. A coisa pode não ter exactamente o resultado descrito na notícia acima citada.

Gostaria de vos presentear com toda uma reflexão mais profunda e articulada sobre os direitos de autor. Mas está-me a dar o sono...

LRO