27.3.10

Rua do Século, 79


Quando se deambula pela cidade com alguma frequência, as surpresas têm tendência a declinar no sentido inverso dos quilómetros calcorreados. A sua escassez torna-as mais saborosas e dignas de registo. Ontem, depois ter sido arrastado para os Banhos de S. Paulo para uma apresentação, uma série de telefonemas levaram-me à inauguração da exposição colectiva na Carpe Diem. A minha santa ignorância esperava mais uma daquelas galerias branquinhas, assépticas. O que me apareceu ao caminho foi um palácio decadente, nalguns pontos perigosamente decadente, com três pisos e um jardim gigante. Um casarão onde o testemunho desigual do tempo nos dá salas quase em osso, outras de pele envelhecida e salões orgulhosamente lustrosos. No meio de tudo isto, a arte passou-me um pouco ao lado, o que significa o regresso longe dos holofotes da vernissage.

Porque o Câmara Clara na rtp2 não pode dar vazão a tudo e a Agenda Cultural de Lisboa já teve melhores dias, deixo em baixo o endereço e as horas de acesso ao espaço mencionado:


Carpe Diem . Rua do Século, 79 Bairro Alto
4a a Sábado > 14H às 20H


E, porque hoje sinto-me invadido por uma generosidade sem limites, deixo ainda o link para a organização que ocupou o casarão: Carpe Diem

LRO