23.9.09

Os portugueses

Se há expressão usada em campanha que sempre me fez comichão no cerebelo é a imortal: os portugueses... Invariavelmente depois destas duas palavrinhas segue-se um chorrilho de desejos, preocupações, ambições. A mim, um português com 31 anos de experiência, nunca me perguntaram que desejos, que preocupações, que ambições me apoquentam a existência para me incluirem sem consulta prévia na onda retórica d'os portugueses... Mesmo tendo em conta que os meus amigos desataram a ter bebés como se não houvesse amanhã, creio que ainda devemos andar, mais milhar menos milhar, algures nos 10 milhões, o que significa também, mais milhar menos milhar, 10 milhões de desejos, preocupações e ambições diferentes ainda que, condescendo, com alguns pontos de contacto. É, portanto, rídiculo usar a expressão os portugueses como referência a um colectivo homogéneo que não existe senão na cabeça do político em campanha e do diligente escriba que lhe escreve os discursos. No entanto, como em todas as regras existe a excepção para sublinhar o acerto da norma. No caso em análise a expressão os portugeses só poderá ser usada com propriedade quando se referir ao Benfica porque - e eu ando na rua a sentir o pulso ao povo - os portugueses querem o Benfica campeão.

LRO