8.1.09

Alsop

Claro que é preciso ser-se alguém muito especial para imaginar um ménage a trois de batatas fritas como a metáfora ideal para um edifício de apartamentos. E não só imaginar como ainda conseguir convencer o cliente a pagar o vídeo que torna evidente a metáfora, embrulhando um investimento de milhões numa comunicação informal e divertida. Mas para quem já viu William Alsop ao vivo sabe que o humor é a sua arma. Haverá poucos arquitectos no activo cujo os edifícios reflictam tanto a personalidade do criador.

A postura informal, vincadamente pop, não poucas vezes embate de frente com uma classe que cultiva um certo elitismo e que, a maior das vezes, parece levar-se demasiado a sério nos seus fatos escuros e óculos de massa. Inesquecível uma conferência de Alsop no Teatro Municipal de Almada há uns anos atrás onde, depois de ter apresentado diversos projectos pontuados com belos bustos femininos desnudados e imagens de frugais refeições com a sua pandilha, recebe como primeira pergunta de uma audiência maioritariamente de colegas, diremos, mais conservadores, esta pérola:
- Isso é tudo muito bonito mas e o pó. Como é que se limpa o pó a estes edifícios de formas sinuosas?
Alsop ouve a tradução, ri e responde:
- Are you serious? Ahahah! You need to go out often my good old man... Next please.

Este foi um dos vídeos mostrados nessa conferência. O projecto chama-se Chips e abre com as tais três batatas fritas a copular alegremente...



Chips 2 from squintopera on Vimeo.

LRO