4.11.08

A cor púrpura

Carissimos interessados nas eleições americanas,

Esta noite vão ser bombardeados de mapas, projeções, sondagens... Como sabemos, os dados são lineares mas a maneira como os apresentamos nem sempre. Se a simplificação dos resultados em peças gráficas facilita a digestão de uma realidade impossível de comunicar em listas intermináveis, essas peças gráficas podem ser altamente enganadoras em relação à verdadeira correlação de forças no terreno. O que vão ver na televisão esta noite (dados das eleições presidenciais de 2004 onde o azul representa os democratas e o vermelho os republicanos) é mais ou menos isto:




Resultados Eleitorais por estado . producido por M. T. Gastner, C. R. Shalizi, and M. E. J. Newman com base nas presidenciais de 2004.

Mas esta realidade pode ser decomposta por condados que são parcelas que constituem os diversos estados. E então o mapa já teria mais este aspecto:



Resultados Eleitorais por condado . producido por M. T. Gastner, C. R. Shalizi, and M. E. J. Newman com base nas presidenciais de 2004.

Chegados a este ponto, coçamos a cabeça e constatamos que os States são um mar republicano com algumas ilhas democratas. Pois bem, é a partir daqui que começa a ser giro. Os especialistas decidiram introduzir uma gama maior de cores de modo a comunicar também as percentagens de votos em cada condado, uma vez que em certos locais as vitórias foram tangênciais. E voilá:




Resultados Eleitorais por percentagem de votantes . producido por M. T. Gastner, C. R. Shalizi, and M. E. J. Newman com base nas presidenciais de 2004.


Os States começam a parecer menos republicanos. Mas porque esta malta da estatística é insaciável, a equipa responsável decidiu ir ainda mais longe e deformar o mapa no sentido de atribuir maior área às regiões mais densamente povoadas e diminuir as áreas menos habitadas. E o resultado é esta forma lânguida:



Resultados Eleitorais por percentagem de votantes cruzado com dados demográficos . producido por M. T. Gastner, C. R. Shalizi, and M. E. J. Newman com base nas presidenciais de 2004.


Como poderão constatar facilmente, a diferença é abissal entre o último e o primeiro mapa aqui apresentado. Como o mundo não pode ser decomposto em preto e branco, os States também não o podem ser em vermelho e azul. Há uma imensa realidade púrpura. Estas e outras coisas interessantes podem continuar a ser dissecadas aqui. Informação útil: dia 5 de Novembro eles prometem colocar online os mapas relativos à eleição Obama vs McCain.

Boa noite de eleições e cá estamos amanhã para comentar os resultados e a performance do Mário Crespo em Washington.


LRO