9.10.08

World's most underrated architect

Christopher Hawthorne escreve no Los Angeles Times a propósito de mais uma condecoração atribuída a Siza Vieira - desta vez proveniente da Rainha Isabel II, sim a mãe do Príncipe Carlos que abriu a única escola do mundo de arquitectura neoclássica e que era marido da Princesa Diana que por sua vez morreu num acidente em Paris porque o motorista estava bêbado obviamente induzido pelos serviços secretos britânicos mais conhecidos por MI6 entidade patronal do agente secreto James Bond que vai agora estrear um novo filme - Quantum of Solace - nome escolhido pelo actor Daniel Craig pois os produtores só sugeriam nomes parvos - onde é que eu ia? Ah! no Mestre. O Cristopher escreve que o Mestre é, provavelmente, o arquitecto mais sub-avaliado do mundo. O provalvelmente é uma inclusão minha para introduzir alguma seriedade na frase, o sub-avaliado e o mundo é da exclusiva autoria do senhor como podem atestar aqui.

Informando eu que o Mestre conta no seu currículo mais prémios, condecorações e honoris causa que pãezinhos quentes numa panificadora e que entre eles constam as mais importantes e relevantes e prestigiosas distinções que se pode atribuir a um arquitecto, não será se calhar um pouco, mas só um pouco, exagerado atribuir a Siza o título de world most underrated architect?

Mas, porque não se deve desperdiçar os esforços de um cidadão estrangeiro em dar visibilidade a um vulto da cultura lusitana, aconselharia, se tal me é permitido, o Christopher a escrever sobre a Marisa - provalvelmente a world's most underrated blondie fado singer - para ver se ela ganha um Grammyzinho ou, se for apreciador do futebol jogado com os pés, assine a petição promovida pela prestigiosa publicação A Bola sobre Cristiano Ronaldo -esse sim o world's most underrated football player - para ver se é desta que o menino ganha o FIFA World Player of the Year.

LRO