11.10.08

Pérolas da Histórias #1

"Habitação Rural
Particularmente dirigidas a cada uma das famílias rurais, apresentam-se variadas sugestões de casa tradicionais que normalmente se observam ao longo das ruas de qualquer vila ou aldeia portuguesa.
(...) O que porém importa esperar-se, é que estas sugestões possam servir como guia, a fim que cada família, ao renovar a sua casa, ou ao construir uma nova, procure, dentro do possível, respeitar (e imitar) a beleza e a concepção da arquitectura popular, em especial no seu aspecto exterior.
Por dentro dessa casa, é evidente que deverá dividi-la, construí-la e equipá-la segundo o modo de viver actual. Pensa-se que se assim proceder, cada família protegerá e respeitará o ambiente rural. Por outro lado, essa atitude permitir-lhe-á renovar ou construir uma casa em condições mais puras e mais económicas.
Repete-se que ao construir na sua aldeia uma casa como às vezes vê nas cidades - com muito betão armado, com muito mosaico, com muito azulejo, com muitas cores ela lhe ficará mais cara. E pior do que isso, essa casa virá desfigurar o ambiente simples e poético que caracteriza a maioria das nossas aldeias.
(...) uma casa tradicional renovada é incomparavelmente mais bela que as modernas casas que agora se vêem espalhadas pelo espaço rural afora, regra geral realmente feias e despropocionadas, porque mal integradas na paisagem e porque revestidas de cores variadas e berrantes. E não pense que uma casa de cores garridas e apalaçadamente requintada vai mostrar aos outros que você venceu na vida."

Habitação Rural*
José Luís Pinto Machado - Arquitecto Urbanista
Edição do Instituto Fontes Pereira de Melo
Lisboa / 1981

*livro resgatado ao esquecimento por NZA, obrigado.

LRO